Atividades para Quarentena

O Meu Projeto de Ensino de Língua Inglesa / 2020 - Teacher Rodrigo

Em 2020, desde o início do ano letivo, conforme já anunciado em reunião e em apresentação aos pais em sede,  o meu projeto de ensino de língua inglesa preza pela valorização da linguagem verbal da mesma forma que preza pela linguagem corporal, dando ênfase à coordenação e ritmo corporal que acompanham a linguagem verbal na interação com todos e tudo em dado espaço, como, por exemplo, debruçado sobre o conceito de cognição distribuída.

Devido à 'demanda linguística corporal’ observada desde 2017, começamos o ano buscando sincronizar o texto com o contexto, o ritmo do som com o ritmo do(s) corpo(s) em meio aos objetos em seu espaço (transformador e transformado), utilizando músicas e objetos em paralelo as coreografias.

Tentando acompanhar o ritmo da música "all you need is love", o que quer dizer quando o chocalho (ensaiado e produzido pelo próprio aluno de 1o ano) não se encaixa perfeitamente no balanço da mão, e o som do instrumento, multiplicado por alguns mais alunos, dispara na frente e não entra no ritmo da música? 

 

Ou, quando as palmas aceleram o ritmo da harmoniosa musica "we are the world, we are the children", e em coro completo distorcem uma calorosa formatura de 5o ano. O que será que o corpo está dizendo em dissonância com o som?

 

Pode ser que os estalos do dedo entrem fora de ritmo de qualquer outra música revelando o quanto devemos refletir sobre as diversas linguagens e semioses. Ainda, o pé de um aluno em silêncio, para fora da carteira, apontando para a porta da sala, pode nos revelar alguma coisa para que possamos transformar as nossas práticas pedagógicas. Sendo assim, visamos conduzir o conhecimento em língua inglesa através de diferentes formas e meios diante de propostas contextualizadas, práticas e significativas.

 

Com impacto da pandemia neste ano de 2020, aproveitamos para buscar forças nos "materiais digitais" a fim de transformar um grande problema mundial em oportunidade de ensinar e aprender de maneiras diferentes, sem deixar de lado os "materiais não-digitais" - estruturados e não-estruturados - dos quais fudamentalmente nos reapropriamos. Tratamos o espaço e os seus recursos dialeticamente como meios, sendo transformador e não unicamente transformado (Lefebvre, Malaguzzi).

Desta forma, pautados nas habilidades linguísticas da oralidade e escrita, que podem ser representadas e vividas por diversas formas e meios, queremos garantir os direitos de aprendizagem presentes na BNCC, no que tangem às múltiplas linguagens e signos:

 

“Competência 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo (p. 9)”.

"Discriminar os diferentes tipos de sons e ritmos e interagir com a música, percebendo-a como forma de expressão individual e coletiva (p. 52) ."

"Expressar-se por meio das artes visuais, utilizando diferentes materiais. Relacionar-se com o outro empregando gestos, palavras, brincadeiras, jogos, imitações, observações e expressão corporal (p. 52)."

"Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e com o meio (p. 52)."

"Coordenar suas habilidades manuais (p. 52)."


"As atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital”… …Por meio dessas práticas, as pessoas interagem consigo mesmas e com os outros, constituindo-se como sujeitos sociais. Nessas interações, estão imbricados conhecimentos, atitudes e valores culturais, morais e éticos (p. 61)".


“Ensino de língua inglesa - A segunda implicação diz respeito à ampliação da visão de letramento, ou melhor, dos multiletramentos, concebida também nas práticas sociais do mundo digital – no qual saber a língua inglesa potencializa as possibilidades de participação e circulação – que aproximam e entrelaçam diferentes semioses e linguagens (verbal, visual, corporal, audiovisual), em um contínuo processo de significação contextualizado, dialógico e ideológico. Concebendo a língua como construção social, o sujeito “interpreta”, “reinventa” os sentidos de modo situado, criando novas formas de identificar e expressar ideias, sentimentos e valores. Nesse sentido, ao assumir seu status de língua franca – uma língua que se materializa em usos híbridos, marcada pela fluidez e que se abre para a invenção de novas formas de dizer, impulsionada por falantes pluri/multilíngues e suas características multiculturais –, a língua inglesa torna-se um bem simbólico para falantes do mundo todo (p. 240)”.

“Competências específicas de língua inglesa para o Ensino Fundamental - 2. Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social (p. 244)".

"5. Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável (p. 244)".

Aproveitem as atividades!

'In words recalling the discussion of C.Goodwin, Kendon and others, Malinowski decides that ‘[u]ltimately all the meaning of all words is derived from bodily experience’ (Malinowski 1935:58, Volume 2)."

Atividades de Inglês - Quarentena

Ensino Infantil - PMJ

Ensino Fundamental PMJ- Teacher Rodrigo

18/05/2020 - 22/05/2020

25/05/2020 - 29/05/2020

01/06/2020 - 05/06/2020

08/06/2020 - 11/06/2020

15/06/2020 - 19/06/2020

22/06/2020 - /06/2020

29/06/2020 - 03/07/2020

05 - 19/07/2020

Localização

Rua João xx,  n° 1xx

Jardim xx   Jundiaí-SP
CEP 13.212-xxx

Contato

Telefone

(11) 4599-30xx

Ou envie sua mensagem:

Escola de Inglês

Air English School

 - Aviation & Business -